En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:
Xepenupete I (Shpnpt) foi uma adoradora divina de Amom entre 754 e 714 a.C.. O seu nome significa "o dom de Upete", sendo Upete uma deusa ligada à espiritualidade. Teve como prenome (nome de trono) Quenumibamom.
Era filha de Osocor III, rei da XXIII dinastia e irmã de Taquelote III. O seu pai nomeou-a esposa divina de Amom em Tebas (capital religiosa egípcia) com o objectivo de controlar politicamente a região. Julga-se que chegou também a exercer funções de sumo sacerdote de Amom, cargo habitualmente reservados a homens.
Durante o exercício do seu cargo, Piiê veio da Núbia para dominar o Egito, apresentando-se como devoto de Amom. Em Tebas, Piiê seria aclamado pelo clero de Amom e Xepenupete adoptou a irmã de Piiê, Amenirdis I, como sua filha em 735 a.C., o que implica que esta seria a sua sucessora.
Foi representada na capela de Osíris em Carnaque. Dispunha de uma capela funerária no complexo de Medinet Habu, que foi destruída.